METODOLOGIA
Utilizamos uma metodologia criativa e inovadora inspirada no trabalho da ForandringsFabrikken (The Change Factory). Criamos espaços de participação relacionais, não-formais e divertidos. Acreditamos que qualquer pessoa pode participar, desde que sejam criados os espaços certos para que todos possam contribuir.
Uma metodologia com diferentes componentes, conectadas entre si: Criar relações de confiança; Ouvir os Prós; Partilhar; Colaborar.
Criar relações de confiança
Acreditamos que só há verdadeira participação quando partimos de relações de confiança. Desenvolvemos diferentes atividades com os Prós, profissionais e decisores, tais como ComPrós, Retiros, Campos de Férias e jantares que permitem o encontro e convívio entre todos. Os nossos processos começam sempre por aqui, e este princípio está presente ao longo de todas as etapas metodológicas.
Ouvir os Prós
Ouvimos a experiência dos Prós através de Sessões de Auscultação, nas quais utilizamos metodologias participativas e ferramentas criativas. É possível ouvir pelas palavras, pelo desenho, pela música ou pelo corpo! Acreditamos no poder da emoção e das recomendações que vêm da experiência de cada Pró.
O que ouvimos dos Prós é, depois, analisado, de forma a conseguirmos identificar os temas e recomendações mais relevantes. Esta análise leva à sistematização das informações partilhadas, em cadernos que são entregues a diferentes decisores competentes e, posteriormente, disseminados, para que todos possam ter acesso a este conhecimento único.
Partilhar conhecimento
Organizamos Design Labs, que são momentos de co-criação que juntam Prós, profissionais e decisores à volta da mesma mesa. Em conjunto, os participantes debruçam-se sobre um problema identificado e desenham uma solução. Este processo, baseado no framework do Participatory Policy Design, utiliza uma série de ferramentas criativas que permitem explorar o problema de diferentes ângulos e prototipar soluções inovadoras, potenciando o conhecimento coletivo do grupo.
Colaborar
Fazemos chegar, na primeira pessoa, o conhecimento dos Prós a decisores, profissionais e à sociedade civil, através de:
-
Encontros entre Prós, decisores e profissionais;
-
Conferências, em que os Prós assumem o papel de oradores;
-
Workshops e Formações, em que são os Prós os formadores;
-
Disseminação dos cadernos.